O que será imprescindível para uma boa gestão estratégica de compras em 2024?

Como definir uma gestão estratégica  de compras?

Antes de pensar em tendências, vale lembrar quais aspectos compõem uma boa gestão em compras. E o primeiro deles é a compreensão dos objetivos organizacionais, pois ao ter essa clareza, o comprador pensa em ações estratégicas que caminhem na mesma direção da empresa. 

Outras competências, igualmente importantes também fazem com que uma gestão de compras seja fora da curva, entre eles: 

  • Avaliação constante do ambiente externo, desde fornecedores a condições econômicas;
  • Entendimento genuíno da cadeia de suprimentos da organização, identificando fornecedores-chave, pontos de vulnerabilidade e oportunidades de otimização;
  • Estabelecimento de parcerias estratégicas e colaborativas, com negociações de longo prazo;
  • Definição de critérios claros para selecionar fornecedores, considerando não apenas o preço, mas também a qualidade, confiabilidade, capacidade de inovação e conformidade com normas éticas e ambientais;
  • Olhar  dedicado para gestão de riscos, associados à cadeia de suprimentos, desenvolvendo estratégias para mitigá-los;
  • Implementação de tecnologias que facilitem a gestão eficiente do processo de compras, como sistemas de gestão de relacionamento com fornecedores (SRM) e softwares de automação.

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O que norteará uma boa gestão estratégica de compras em 2024?

Para obter resultados extraordinários na gestão de compras em 2024, o comprador precisará olhar com atenção algumas tendências que já vinham se desenhando nos últimos anos mas que estarão cada vez mais em evidência, como:

1. Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa

A agenda sustentável estará ainda mais conectada aos objetivos de longo prazo das empresas. Negócios alinhados à pauta ESG e que levarem em consideração critérios ambientais, sociais e éticos tanto nas suas operações como na escolha de seus parceiros comercial garantirão uma cadeia de suprimentos mais sustentável, além de consolidar uma imagem de marca positiva perante os consumidores cada vez mais exigentes neste quesito.

As empresas serão cada vez mais exigidas  no combate às alterações climáticas e a encontrar novas formas de descarbonizar as cadeias de abastecimento, negociando com fornecedores que também estejam empenhados neste objetivo e possuam ações práticas para tal.

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2. Flexibilidade e resiliência na cadeia de suprimentos

Com a volatilidade nos mercados globais e questões geopolíticas atuais, uma boa gestão de compras em 2024 também será feita com flexibilidade para manter a resiliência na cadeia de suprimentos, de forma que a empresa se adapte rapidamente a mudanças nas condições do mercado e flutuações na demanda.

Empresas que dependiam de mercados muito específicos, com fornecimento muitas vezes vindo de um só lugar, percebem que isso pode ter um grande impacto na sua capacidade produtiva. Nesse contexto, diversificar fornecedores será fundamental para mitigar riscos e manter a resiliência na cadeia de suprimentos. 

Outras ações em paralelo, assim como o estoque descentralizado e a produção just-in-time, também ajudarão as empresas a manterem níveis ideais de inventários, evitando excessos ou escassez.

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3. Análise Preditiva e Big Data

A análise preditiva e o uso eficiente de big data permitirão que as empresas antecipem tendências de mercado, variações nos preços de matérias-primas e mudanças nas condições econômicas, fornecendo às equipes insights valiosos sobre o melhor momento para adquirir matéria-prima e fornecedores mais adequados para negócios.

A implementação de sistemas de análise de dados em tempo real também permitirá uma resposta mais rápida a eventos imprevistos, minimizando impactos negativos e melhorando a capacidade de adaptação às mudanças no ambiente de negócios.

4.  Digitalização e Tecnologia Avançada 

A Inteligência Artificial e o Machine Learning continuam tendo um papel central na transformação digital da cadeia de suprimentos. Algoritmos de IA são capazes de otimizar rotas de transporte, prever demandas futuras com precisão e até mesmo identificar potenciais gargalos na cadeia de suprimentos antes que eles ocorram

Além disso, a IA pode ser uma ferramenta útil para auxiliar o comprador a aprimorar estratégias de negociação e potencializar as pesquisas de mercado acerca de determinado fornecedor, deixando a rotina mais produtiva e ágil em meio a tantas demandas.

Plataformas avançadas de e-procurement e softwares de gestão de fornecedores estão se tornando essenciais para agilizar as operações, melhorar a visibilidade e reduzir os custos.

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5. Resiliência e Gerenciamento de Riscos

A capacidade de adaptar-se rapidamente a mudanças inesperadas é essencial. A gestão de compras em 2024 estará focada em construir resiliência, avaliando e gerenciando proativamente os riscos associados a fornecedores, condições de mercado e eventos globais.

Leia também: Gerenciamento de Riscos: o que é, por que fazer e como implementar.

6. Compras Éticas e Responsáveis

A conscientização sobre práticas éticas nas operações de compras continuará a crescer. Empresas serão pressionadas a garantir que seus fornecedores adotem padrões éticos, respeitem os direitos dos trabalhadores e operem de maneira transparente.

Leia também: Normas Internacionais para uma gestão de compras mais eficiente

8. Maior colaboração entre empresa e cadeia de fornecimento

Os últimos anos de escassez de matérias-primas ensinaram uma lição importante às empresas: a importância de um bom relacionamento com os seus fornecedores. Ainda mais no mundo conectado em que vivemos, a colaboração e a comunicação nas parcerias comerciais serão mais importantes do que nunca em 2024. 

Para melhorar seu relacionamento com seus fornecedores, é importante formar alianças estratégicas, ter uma compreensão abrangente de suas capacidades, planos e até que ponto os objetivos do seu parceiro comercial se alinham às necessidades de seu negócio. 

Como o sucesso e a estabilidade dos seus fornecedores afetam diretamente as suas operações, vá além do superficial e cultive verdadeiramente a cooperação com a sua cadeia de fornecimento, de forma que esta seja uma parceria vantajosa para ambos. Amplie a troca de informações sobre dificuldades previstas e forme alianças estratégicas que reflitam em ações disruptivas e inovadoras.

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Conclusão

A gestão estratégica em compras continuará a evoluir em resposta às complexidades do ambiente de negócios em 2024 trazendo novos desafios tanto para empresas como para compradores.

A integração de tecnologias avançadas, o foco na sustentabilidade, a análise preditiva, a flexibilidade na cadeia de suprimentos e a colaboração com fornecedores serão elementos essenciais que trarão maior competitividade, além de auxiliar na consolidação da marca no mercado.

Mas não basta ter uma cadeia de suprimentos cumprindo uma agenda socioambiental e ética. É preciso uma cadeia de fornecimento colaborativa, consciente e alinhada com os seus objetivos de negócio para que realmente sua empresa conquiste os resultados desejados. E para isso é preciso um olhar criterioso na avaliação, seleção e monitoramento contínuo durante o relacionamento comercial.

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