O que é KYC?
Primeiramente, você sabe o que é KYC? A sigla vem de Know Your Customer (Conheça Seu Cliente). Basicamente, é um conjunto de práticas de verificação.
O intuito é checar informações de clientes e fornecedores. Ou seja, confirmar a identidade e evitar atividades ilícitas.
Em outras palavras, o KYC detecta fraudes. Por meio de análise de risco e monitoramento, ele identifica perfis suspeitos.
Além disso, esses procedimentos estão ligados à prevenção à lavagem de dinheiro (AML). Portanto, em muitos países, o cumprimento dessas normas é lei.
Por que o KYC é essencial?
Certamente, a implementação vai além da burocracia. Na verdade, ela impacta a segurança e a reputação. Veja 6 motivos:
1. Prevenir fraudes de identidade
Com o KYC, a empresa verifica se a pessoa é real. Vale salientar que esse crime é comum em bancos e e-commerces.
Ao roubar dados, o fraudador pode:
- Abrir contas falsas;
- Solicitar empréstimos;
- Aplicar golpes.
2. Combater a lavagem de dinheiro
O KYC é eficaz contra crimes financeiros. Pois obriga a identificar a origem dos recursos.
Além disso, ele identifica Pessoas Politicamente Expostas (PEPs). Assim, evita transações de alto risco.
3. Conformidade legal
Atualmente, reguladores exigem políticas rígidas. No Brasil, por exemplo, temos a Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei nº 9.613/1998).
4. Segurança nas operações
O processo cria um ambiente seguro. Principalmente para fintechs e bancos digitais.
Com monitoramento contínuo, a empresa detecta movimentos atípicos. Consequentemente, isso aumenta a confiança dos parceiros.
5. Melhor relacionamento
Conhecer o cliente vai além do CPF. Um bom processo de KYC revela o perfil comportamental.
Dessa forma, as informações garantem um atendimento alinhado às expectativas.
6. Expansão internacional
Se a empresa quer exportar, precisa seguir regras globais. Ao ter um processo robusto, ela ganha agilidade na internacionalização.
Quem precisa aplicar o KYC?
Geralmente, setores que lidam com risco financeiro devem aplicar. Entre eles:
- Instituições financeiras (bancos e seguradoras);
- Fintechs e Meios de Pagamento;
- Plataformas de Criptomoedas;
- Setor Imobiliário;
- E-commerces.
Qual a relação com Compliance?
O KYC é uma ferramenta vital do Compliance. Enquanto o Compliance cuida das leis gerais, o KYC foca na identificação de terceiros.
Implementar esse processo permite conhecer com quem você negocia. Assim, você detecta sinais de corrupção ou sanções.
Como funciona o processo (Passo a Passo)
Embora varie conforme o setor, o fluxo segue três etapas. Confira:
1. Coleta de informações
Inicialmente, a empresa pede dados básicos. Como nome, CPF e endereço.
2. Verificação e validação
Em seguida, os dados são cruzados em bases confiáveis. Por exemplo:
- Receita Federal;
- Bureaus de crédito;
- Listas de sanções internacionais (OFAC, ONU).
3. Monitoramento contínuo
Por fim, o trabalho não acaba no cadastro. É preciso monitorar o comportamento do cliente continuamente.
KYC para empresas (B2B)
Quando o cliente é uma empresa (PJ), o foco muda. O objetivo é garantir a legitimidade do negócio.
Por isso, a verificação inclui:
- Quadro Societário;
- Dados dos sócios;
- Origem dos recursos;
- Atividade econômica real.
Como a tecnologia acelera a análise?
Fazer tudo isso manualmente é lento. Além disso, aumenta o erro humano.
A tecnologia muda esse cenário. Em um processo de KYC, ela permite:
- Aceleração do due diligence;
- Classificação automática de riscos;
- Uso de Inteligência Artificial em processos judiciais.
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